segunda-feira, agosto 15, 2005

Erik Friedlander no Jazz em Agosto 2005










No último dia do Jazz em Agosto, o violoncelista nova-iorquino Erik Friedlander foi o primeiro a apresentar-se com um concerto onde o actor principal em palco foi o seu primeiro trabalho a solo, «Maldoror». Trata-se de 10 improvisações inspiradas em «Les Chants du Maldoror», obra do poeta surrealista Conde de Lautreamont, onde se esboça este imaginário fantástico e obscuro algures entre o jazz e a dita música clássica. O virtuosismo de Erik Friedlander ouve-se e sente-se: ora numa harpa, numa guitarra, num baixo, numa gaita-de-foles ou num acordeão - são muitas as encarnações do seu pequeno violoncelo suíço construído nos anos 20.

Houve espaço para outras passagens: «The Book of Angels» de John Zorn, «Serene» de Eric Dolphy e duas composições do violoncelista ainda não editadas: “Smoke and Ash”, a passar por África, e outra, ainda sem nome, a dançar pela Europa eslava.

Não só vários instrumentos já passaram pelas mãos de Erik Friedlander, ele próprio passou também por vários aquários – orquestras, shows da Broadway, jingles comerciais, filmes e colaborações com músicos de espectros tão distantes como Laurie Anderson, John Zorn e Courtney Love. No encore do concerto ficou reservada uma surpresa: uma composição de Carlos Santana que ganhou nova luz no seu estandarte.

Inês Saraiva

Erik Friedlander – http://www.erikfriedlander.com/

Sem comentários: