domingo, abril 19, 2009

VI aniversário JACC



Sexta, 24 de Abril de 2009 o Jazz ao Centro Clube celebra seis anos de existência premiando o público com o programa da edição de 2009 do Jazz ao Centro.

24 de Abril de 2009, 21h30
Salão Brazil

VI Aniversário JACC
+
Apresentação pública do Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, 2009 (VII Edição)

Underground Trio

Russ Lossing - piano
Masa Kamaguchi - contrabaixo
Billy Mintz - bateria

Esta formação apresenta-se em Portugal depois de uma digressão pela vizinha Espanha. O Underground Trio interpretará temas do disco “Swimming Dragon” que, embora ainda não tenha visto a luz do dia (sairá pela editora suíça HatHut), constitui uma das razões mais fortes para esta mini-tour pela Península Ibérica. De resto, Russ Lossing mantém uma forte ligação com a lisboeta Clean Feed (uma das melhores editoras do mundo, diz a crítica), e Masa Kamaguchi vive na cidade condal (Barcelona) há já algum tempo, pelo que a Península é um dos pontos focais da actuação do trio.

Trata-se da re-interpretação do clássico formato do “piano trio”, por parte de músicos que se têm vindo ocupar da quebra de barreiras, outrora quase estanques, entre diferentes abordagens daquilo a que chamamos jazz. Lossing, o “líder” deste projecto, tem sido amplamente elogiado por comentários como aquele que figura no all music guide: “(...) um passo à frente de Paul Bley e de Keith Jarrett sem ser particulamente derivativo de nenhum deles.”. E, se juntamos a um dos renovadores do piano da actualidade o talento de dois dos mais imaginativos mas, simultaneamente, mais sólidos instrumentistas da cena jazz internacional, temos a receita para um espectáculo inesquecível.

Apoios
música.com
RUC - Rádio Universidade de Coimbra

Sem comentários: